Comprinhas na Liberdade

*Solta a Becky Bloom *

becky-bloom

 

Mentira, segura ela aí porque eu sou pobre!

Começando desse jeito até parece que gastei horrores em São Paulo – quem dera!

Mas a verdade é que comprei coisas bem interessantes, algumas até inusitadas e todos por um preço camarada.

Primeira parada de todas foi num mercado grande que tem por lá e eu só tinha um desejo em mente: Comer bala de arroz( dizem que é!)

Essa daqui ó!

Fonte: Google imagens
Fonte: Google imagens

Nem me lembro a última vez que tinha visto essa balinha, que era uma delícia mastigável, docinha e você podia comer com papel e tudo.

Minha amiga Carol ( beijo gatám) sempre trazia pra mim quando viajava para lá e eu mal podia esperar pra provar de novo.

Mas… depois de percorrer todas as lojas de doces, mercearias  e mercadinhos da região, finalmente descobri que a bala não era mais vendida há muitos anos, depois que algumas crianças morreram na China  e  outras milhares que consumiram a tal balinha ficaram doentes por contaminação por melanima (utilizada na fabricação de produtos plásticos) que continha no leite em pó da fábrica. Mais informações aqui.

Vamos às compras!

 

– Doces &afins

Já faz um tempinho que acompanho o canal do Youtube Japão nosso de cada dia e um dos primeiros vídeos que assisti  era sobre os diferentes sabores de Kit Kat que existiam no Japão.

Na Casa Bueno eu encontrei muitos produtos asiáticos ( tem tudo mesmo), mas influenciada pelo vídeo acabei optando pelo Kit Kat de Chá verde que foi opção mais extrema quando a outra era apenas chocolate amargo, que eu já sou devidamente viciada.

Saí de lá com um pacotão de 12 unidades com Kit Kats verdinhos, um pacotinho de algodão doce sabor Uva que explodia na boca e um biscotinho coreano ( eu acho) com recheio de avelã.

doces

kitkatblog

koreablog

O mais caro acabou sendo o Kit Kat até mesmo por causa da quantidade, que custou R$ 25 reais e os outros dois entre R$3 e R$5 reais cada, mas posso dizer que todos foram muito gostosos.

Foi estranho pensar que um chocolate feito com algo tão amargo e com sabor forte pudesse ficar tão delicioso! Mas pro meu paladar, deu muito certo!

Ainda no quesito guloseima, aproveitei para experimentar as tão faladas trufas do desenho Hora de aventura ( que eu  amo demais da conta) da Cacau Brasil. Cada uma representava um personagem central e tinha uns sabores bem maluquinhos como Melancia que deixava a língua azul, Chiclete (muitooo doce) e Tutti Fritti que também estalava na boca.

aventurablog

–  Decoração e artigos de papelaria!

Amo/sou! ❤

Fico louca com esse tipo de coisa e tive que me segurar de verdade pra não comprar tudo.

Minha loja favorita foi a Fancy Goods que tem uma tonelada de coisas kaiwaii até o último nível, artigos geeks além de outras utilidades cheias de charme.

De lá eu trouxe um cofrinho em forma de Yakult com carinha de apaixonado.<3

yakult blog

Caderneta de gatinhos pra anotar endereços e uma borracha amarelo neon, porque sim.

caderninho 2

caderninho blog

Pasta fofa para guardar tralhas.

pasta blog

Espelhinho em forma de barra de chocolate. Na loja você ainda poderia escolher se queria o seu ao leite ou  amargo! Awn!

O meu foi amargo, mas não tanto quanto o fato de que ele quebrou assim que cheguei na Alemanha. #luto

chocolate blog

 

Numa outra lojinha de presentes que eu não lembro qual porque não tinha  nome (!) eu comprei um cofrinho lindo imitando uma daquelas cabines telefônicas londrinas.

Gostei tanto que botei de enfeite na minha sala, porque moeda na minha mão nunca sobra mesmo.

london blog

london blog

– Boneca Kokeshi

Essas gracinhas começaram a ser fabricadas no século 19  no norte do Japão como uma forma de reaproveitamento das sobras de madeira dos artesãos ( principalmente de cerejeira) e eram vendidas aos turistas como enfeites, massageadores e até como objetos de conotação sexual por conta do seu formato.

Existem diversas teorias sobre o simbolismo das Kokeshis na cultura japonesa.

A própria origem do nome Kokeshi tem uma série de controvérsias, alguns dizem que vem de uma combinação de ” pequeno” (ko) e ” boneca de madeira “keshi”.

Outra teoria seria de que o fonema Ko seria na verdade ” criança” e “apagar, eliminar” seria keshi ou seja ” eliminar  ou apagar criança “ e muitos acreditam  que por conta disso as bonecas eram guardiãs das almas das crianças morriam antes dos 12 meses de idade ou daquelas que eram assassinadas ao nascer como forma de planejamento familiar em áreas rurais ou de extrema pobreza.

Porém o que a maioria  leva em consideração na hora de adquirir uma Kokeshi a razão de que além desse design lindo, simples e colorido, as bonecas têm o simbolismo de amizade pois você pode colocar uma mensagem dentro dela antes de dar para alguém que goste.

Hoje em dia no Japão as bonecas são sinônimos de boa sorte e longevidade e os pais, ao contrário do que acontecia no passado, presenteiam suas crianças com Kokeshis para que elas mantenham seus pequenos sempre saudáveis e protegidos.

As cores das Kokeshis também têm seus próprios significados:

Amarelo – Alegria
Rosa – Alegria
Azul– Inteligência
Lilás– Beleza
Verde-Liberdade
Vermelho– Sucesso
Branco- Tranquilidade
Preto– Modernidade

Só descobri o significado das cores numa outra lojinha onde não comprei a minha, mas escolhi o vermelho porque achei uma graça combinado com o cabelo pretinho.

Não lembro mais o nome da loja que eu comprei , mas uma vez na Liberdade vocês podem de verdade encontrá-las em praticamente em qualquer lugar. Uma graça, né?

kokeshiblog2

 

kokeshiblog

E por último mas não menos importante, fiz uma visita à Livraria Sol que há mais de 60 anos é referência no comércio de mídias impressas na língua japonesa.

Livros, Mangás, Revistas,guias, materiais de papelaria, artigos para Origami e artesanato e tudo mais que se possa desejar é encontrado ali.

Fui atendida por uma senhora muito doce, tranquila e confessei que tinha o interesse de aprender japonês, mas apenas por curiosidade.

Ela me indicou um guia muito divertido, que ensina de maneira didática, ilustrativa e bem humorada como nós brasileiros podemos nos virar melhor em terras nipônicas em termos de vocabulário e até mesmo questões culturais.

O livro custou R$50 reais e valeu cada centavo porque é muito legal mesmo.

livroblog

Foi uma experiência muito bacana fazer tanta coisa na Liberdade e poder trazer lembrancinhas legais para casa, mas ainda sei que tenho muito mais coisas para conhecer , descobrir e querer comprar tudo!

Espero que vocês tenham gostado e logo, logo tô de volta com mais “paneladas” pelo mundo!

 

 

6 comentários sobre “Comprinhas na Liberdade

  1. sueli 28 de novembro de 2014 / 15:26

    Como sempre você escreve tão bem que quando acabamos de ler fico o gostinho de quero mais.
    Achei a bonequinha!!!!! Bjão

    Curtir

  2. sueli 28 de novembro de 2014 / 15:26

    Quis dizer que achei a bonequinha linda kkkkk bjjsss

    Curtir

    • pammiksch 28 de novembro de 2014 / 19:07

      Eu tinha entendido, Su! hahahahaha
      Brigada pelo carinho, minha linda!
      Um beijo ❤

      Curtir

  3. byad 28 de novembro de 2014 / 16:44

    AMOOO artigos de papelaria! Não posso passar nem perto de lápis, cadernos, lapiseiras, agendinhas… Borrachas então! Sou viciada hahaha também quero uma amarelo neon 😦 (Depois fica um tempão guardado porque a gente tem dó de usar…)
    Muito legal sua visitinha na liberdade, faltou ir na feirinha de fim de semana né? Apesar de ter encarecido um pouco, sempre vou lá beliscar uma comidinha e olhar as barraquinhas!
    E não sei se você viu a Ikesaki gigantesca, lá eu fiquei pobre mesmo… Tem que manter o cabelinho né hahaha
    Beijo!

    Curtir

    • pammiksch 28 de novembro de 2014 / 19:11

      Então imagina o estrago que seria nós duas numa papelaria!
      Minha fama já correu por aqui e volta e meia alguém me dá um caderninho,um bloquinho… vou só juntando! Hahahahaha
      Eu fui aí no meio da semana, não tinha nada pra ver! =(
      Eu até cheguei a entrar na Ikesaki, mas marido ficou impaciente porque nao tinha nada pra ele ver por lá!
      Na próxima vou me jogar lá dentro, com certeza! hahahaha
      Um beijão!! ❤

      Curtir

      • byad 28 de novembro de 2014 / 19:22

        Por coincidência, acabei de ganhar um bloquinho de notas da minha mãe hahaha coisa mais linda *-*
        E ah que pena que foi durante a semana, você ia ver como aquilo FERVE de fim de semana, cheio de gente, dos normais aos mais extravagantes! haha

        Curtir

Fala que eu te escuto ( e respondo também)!

