Panela na Suécia: Jag älskar Sverige

ATENÇÃO!

Esse post contém altas doses de atraso e após inúmeras revisões( eu sou muito chata e enrolada pra fazer post turístico) e alterações será finalmente publicado!

*Voltemos com a programação normal*

Há aguns meses ( fomos em Setembro/2013)  eu e Limão fomos visitar nossos amigos Bebis Ray e o Bebis dela nas terras vikings da Suécia, uma viagem que já havia sido programada há muito mais tempo do que se imagina.

Desde criança, a Suécia sempre encantou o Limão, sendo escolhido por ele como um dos seus destinos de viagem favoritos quando chegasse a vida adulta.

Eu, apesar de também achar um lugar incrível, tinha razões sentimentais pulsantes para ver o universo sueco por causa da Ray, que eu conheço desde que era um toquinho e por conta de suas viagens para visitar o Bebis dela e a Suécia, despertou em mim uma vontade latente de conferir toda essa maravilha de perto!

E você? Quer conhecer também? Então bora!

A Suécia é o terceiro maior país ( em área) da União Européia  e tem lugar cativo em qualquer lista entre os países de maior consciência de preservação ambiental, desenvolvimento humano e qualidade de vida. Um dos melhores lugares do planeta pra se viver! Dá uma olhada aqui!

Limão e eu pegamos um vôo da German Wings no Aeroporto Köln/Bonn bem pertinho de casa e em menos de 2 horas já estávamos em terras escandinavas, mas precisamente em Estocolmo, a capital do país.

<3

Gente, não posso deixar de dizer o quanto eu achei incrível a quantidade de gente loira que tinha no aeroporto de lá!

Aqui na Alemanha tem muita gente loira, mas lá na Suécia tem muito mais e bem mais loirinhos e branquinhos que aqui.Parecia que eu tava em Valfenda*( licença para referência nerd: concedida)!

Algumas horas de espera e depois mais uma hora e pouquinho no trem e finalmente estávamos em Norrköping , a cidade linda que a amora vive agora no Condado de Östergötland.

SAM_8454
Norrköping
SAM_8463
*-*
SAM_8466
Norrköping

 

SAM_8724
Norrköping

Com pouco mais de 120 mil habitantes,  Norrköping  tem aquela atmosfera super agradável de cidade pequena, mas conta também com um ar bem moderno , tem muitos museus e programas culturais e uma população estudantil bem grande, já que a faculdade da cidade é eleita uma das melhores do país.

 

Com muitas lojas ( bacanérrimas diga-se de passagem), restaurantes e um comércio em geral bem movimentado e por outro lado a calmaria das pessoas, os estranhos que me cumprimentavam com frequência.

Os suecos são pessoas extremamente ( com muita ênfase mesmo) simpáticas e educadas, não houve um lugar sequer que entrássemos que não fôssemos bem tratados, cumprimentados ou víssemos pessoas com um sorriso pronto pra nos receber. Aqui na Alemanha e em alguns países da Europa que já pude visitar, isso não foi tão frequente e por isso foi tão maravilhoso sentir o calor e simpatia dos suecos!

Nossa segunda parada foi na cidadezinha Mjölby, que foi entre todas o meu lugar favorito!

Parecia uma cidade saída de algum conto da Astrid Lindgren, cheio de verde, casinhas lindas, um coreto às margens do rio  Svartån  e muitos bichinhos andando livres e despreocupados pelos gramados!

Toda essa magia somada a presença da sogra incrível que a Ray tem,  que é uma dessas pessoas tão maravilhosas que nem parece ser desse mundo! Mais incrível ainda é amor e cuidado que ela tem com minha amiga, e isso só fez com que eu me apaixonasse ainda mais por ela!

Longe da cidade grande, tivemos um dia lindo em Mjölby, comendo apenas produtos orgânicos, plantados e colhidos por ela. Tive a oportunidade de experimentar uma torta de ruibarbo e framboesas que só de lembrar agora já me faz salivar… NHAM!

Conhecemos sua horta, andamos pela floresta e aproveitamos o restinho da tarde das horinhas de Sol fazendo um piquenique à beira do lago e brincando horas a fio com os peixes e com

a cachorrinha linda da sogra da Ray, a Pralin. ❤

SAM_8669
Mjölby
SAM_8495
Mjölby
SAM_8474
Mjölby
SAM_8502
Mjölby

 

SAM_8511
Mjölby
SAM_8510
Pralin ❤
SAM_8645
*-*
SAM_8662
*-*
SAM_8709
Picolé mais caro e mais gostoso da minha vida *-*

A semana passou muito rápido, mas nos divertimos  muito , principalmente amora e eu, falando besteira, perambulando pelas lojas ( saudades infinitas Lagerhaus) e enquanto isso os meninos trabalhavam, coitados. Limão estudando pra uma prova importante e o Bebis trabalhando em sua agência.

No nosso penúltimo dia, decidimos fazer algo bacana e todos juntos! Seguimos para um fjord que é uma grande entrada do mar entre montanhas rochosas e bem características da geologia da Escandinávia , tudo isso à beira do mar báltico.

Lá fizemos um churrasco, rimos, tiramos muitas fotos legais e assitimos juntos o pôr do Sol. Já disse no começo que essa viagem já tem um tempo, mas a tristezinha que me ocorreu àquela altura ainda é clara pra mim, era o meu penúltimo dia junto da minha amora ( como nos chamamos) e mesmo que estivesse imensamente feliz  por estar conhecendo o novo mundo dela, uma outra parte já temia a despedida, coisa que nenhuma de nós duas gosta de fazer.

Mas vamos continuar que ainda tem coisa boa pra vocês verem!

IMG_0246
Bora, galerä!
IMG-20130907-WA0013
IMG_0261

 

IMG_0283
SAM_8738
IMG_0306

 

No último dia decidimos ir pra capital, a famosa e moderna Estocolmo!

O nome Stockholm nasce da junção de dois nomes; a primeira parte, stock, que significa literalmente “tronco de madeira”, pode ser relacionado com uma palavra do antigo  (Stock), que em alemão antigo significa fortificação , enquanto que a segunda parte, holm (ilha) , referindo-se à ilhota de Helgeandshomen na zona central de Estocolmo, de onde a cidade surgiu.

Finalmente comi no MAX, rede de fast food sueca ( que a Ray tanto falava) e foi muito gostoso ou até mais do que eu imaginava! E eu adoro provar lanches regionais quando viajo, ao invés de ir lugares conhecidos como Mc Donalds.

Ué, que foi? Cada viajante tem os seus rituais , né? O meu é comer! hahahaha

Continuamos o passeio por Estocolmo fazendo um passeio de barco pelo arquipélago de Estocolmo, o que pra mim foi meio tenso porque eu morro de medo de barco! Ray queria tirar fotos comigo e eu sempre fugi, porque me imaginava tombando na água em seguida! Mas o passeio foi incrível e eu recomendo muito pra quem tiver a oportunidade de conhecer a cidade e não tiver muito tempo.

Dá pra ver um pouco de cada coisa do barco, além de ter a dádiva ( com sorte e eu tive) de ver umas foquinhas nadando marotamente no mar báltico.

IMG_0331
Weeee!
IMG_0338
Estocolmo

 

 

 

SAM_8790
Bronzeando a sola do pé
Aeeee!
Aeeee!
SAM_8804
E não poderia faltar …
IMG_0364
Estocolmo
IMG_0361
Estocolmo
IMG_0358
Estocolmo

 

Nosso plano seguinte para o dia era visitar o Museu do Vasa, que na verdade foi um navio de guerra construído no século XVII que nunca deixou o porto local, afundando ali mesmo.

SAM_8813
Museu do Vasa

Anos depois foi resgatado, reconstruído e transformado em um museu temático, o mais visitado da Escandinávia, recebendo cerca de 800 mil pessoas por ano.

O máximo que eu vi do museu foi o banheiro * música emotiva* pois quando chegamos o museu já estava fechando e o máximo que deu pra fazer fora o pipi   foi comprar cartões postais pra mandar pra família. Snif!

 

Ainda demos umas voltinhas pela cidade antiga, a Gamla Stan e depois fomos pra casa com  mais hambúrgueres suecos para o entretenimento da viagem.

IMG_0500
Na cidade …
IMG_0497
Na cidade…

O post ficou comprido, porque além da demora pra ser finalizado ( esperando inclusive o Sr Limao que fazia questão de ajudar a escrever sobre  sua viagem dos sonhos, mas nunca tinha tempo) e todo o sentimento dessa viagem tão esperada pra ver meus amigos nas terras vikings, eu encerro dizendo que gostaria de contar muito mais e com muito mais detalhes.

Mas fica aqui também o desejo ainda urgente de voltar à Suécia, de ver os dois Bebis mais uma vez e de descobrir muito mais desse lugar incrível!

Tenho certeza que lá é mais um pedacinho do mundo no qual me coração se divide e sempre que possível irei até lá pra ver se os meus ruivos estão bem e matar a saudade que sinto da amora.

Se você gostou e quiser ainda mais informacões sobre a Suécia, vá correndo dar uma olhada no blog da Ray e no blog da Vania! Elas vão te mostrar e te contar coisas ainda mais maravilhosas dessa terra linda!

e você ainda vai se apaixonar pelas duas!

E como eles dizem por lá…

Hej  då!

 

 

 

 

26 comentários sobre “Panela na Suécia: Jag älskar Sverige

  1. bebis.ray 27 de março de 2014 / 11:54

    Emoções à parte, porque bateu aquele filme com nossas gargalhadas como trilha sonora e fiquei sem palavras… que post mais lindo, cheio de amor e carinho! Pamela ist wirklich eine Kirsche ❦

    Foi com coração aberto e muito contente que eu recebi vocês aqui e quero que voltem mais e mais vezes, na verdade eu nem queria que fossem embora! Foram aventuras inesqueciveis e maravilindas! ❤

    Eu tinha me esquecido da Hilda, aquela que nos deu a Elza hahaha…

    Foi muito mágico presenciar e fazer diversas coisas pela primeira vez com vocês, como, o pica pau e a foca à la wild, assistir Kopps juntos, passar a tarde mais gostosa na montanha do Troll, perceber que nossos minos se parecem mais do que imaginamos e por ai vai… foi extraORDINÁRIO ter minha amorinha comigo de novo!
    No final do dia 1 meu coração estava bem apertado, porque sabia que logo você teria que voltar para casa… estou com muitas saudades, daquelas bem absurdas! Voltem logo!!

    Um beijo caprichado com molho do Max!
    Muáh ;*

    P.s. amorinha falando sueco *ö*

    Curtir

    • pammiksch 29 de março de 2014 / 10:38

      Ain amorinha! *-*
      Foi um tempo maravilhoso o que tivemos com vocês, tanto aqui quanto aí nesse öugar tão lindo!
      Pode ter certeza que ainda iremos aí muitas vezes pra ver vocês, porque agora além de “nozes” os nossos minos que gostam de verde também são amigos! *-*
      Fiquei muito feliz em ver o quanto eles se deram bem, foi muito bom mesmo!
      Como eu sempre te digo e repito, essa jornada aqui desse lado do mundo fica bem mais feliz com você na vizinhança!
      Sempre vou estar por perto e sempre vou cuidar de você, mesmo que um cadinho longe!
      Fiquei muito feliz que você tenha gostado do post, foi feito com muito amor e com as mais doces lembranças que trouxe daí!
      Amo muito vocês dois!
      Um beijãozão de Alce sueco chamado Sven! Hahahah
      :*

      Curtir

  2. kadriguez 27 de março de 2014 / 12:49

    Que lindaaaaaaaaaas!

    Meus olhos brilharam aqui lendo o texto e vendo as fotos(ficaram maravilhosas!).
    A Suécia é um dos lugares que mais tenho vontade de conhecer, que encanto, que lindo!

    Curtir

    • pammiksch 29 de março de 2014 / 10:40

      Ahhh, Ka!
      Que bom que você gostou!
      Se tiver oportunidade, vá mesmo conhecer a Suécia! Você vai se apaixonar tanto quanto eu!
      E depois conta tudo no seu blog que eu vou correndo ler!!
      Um beijo bem grande , lindona!
      E um fim de semana maravilhoso pra você!

      Curtir

  3. sueli 27 de março de 2014 / 13:29

    Maravilhoso seu post, e a forma como você escreve fez com que eu me transportasse para a Suécia kkkkkkkk . E como os lugares são lindosssssssss, quero conhecerrrrrrrr!!! bjão.

    Curtir

    • pammiksch 29 de março de 2014 / 10:41

      EEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE, Sueli!!
      A intenção era essa mesmo!
      Que bom que você conseguiu ” viajar” comigo! Hahahahah
      Vá sim pra Suécia, é ainda mais legal e mais bonita do que eu mostrei aqui!
      Um beijo meu amor!

      Curtir

  4. Camila Oliveira 27 de março de 2014 / 13:51

    Você faz um post desses, cheio de amor e carinho, dá pra ver em cada linha e entrelinhas. Meus olhos se enchem de lágrimas toda vez que leio algo de onde vocês estão e quando vejo fotos. Gente, eu tô morrendo de saudade de vocês duas, é sério.

    Achei esse post tão lindo, só aumentou a minha vontade de ir conhecer a Suécia e até mesmo a Alemanha, quem sabe daqui a alguns anos eu vou e me hospedo por ai, ein?!

    Eu sempre comentei com a Ray que eu acho o país um dos lugares mais lindos, a cidade, os pontos turísticos, só não sei a comida, shuahushuahusa. Enfim, é um encanto de lugar e o post ficou tão charmoso, bem cara de Panela mesmo! ❤

    Curtir

    • pammiksch 29 de março de 2014 / 10:43

      Ain, Cá!
      Assim você aperta ainda mais o coracão da sua amiga aqui, viu?
      Eu espero que logo possamos nos reunir de novo e se Deus quiser será em breve!
      A melhor parte da minha viagem pra Suécia, foi ver como nossa amaora tá indo tao bem e evoluindo tanto na vida nova!
      Coisa pra encher qualquer um de orgullho!
      Eu amo muito vocês e morro de saudade de tudo que nao tivemos tempo de fazer juntas!
      Mas logo estaremos aí e teremos novas lembranças e momentos pra guardar no coração!
      Te amo, Cá!
      <2

      Curtir

      • Camila Oliveira 2 de abril de 2014 / 15:11

        É muito bom ver que vocês duas estão indo bem na vida nova!
        E sim, vamos nos ver logo, comer um monte de besteira e matar a saudade do tempo longe.. Saudades, saudades, saudades!

        Amo você também e vem logo pro BR! ♥

        Curtir

  5. Donna Du Timer 27 de março de 2014 / 17:49

    Pam, a Suécia é minha paixão desde criança!Me encantava as paisagens… Esse seu post só veio pra aumentar minha admiração! Limão tem toda razão!
    Me senti lá, com vcs! Quem sabe um dia irei?
    Mas a minha dúvida é: qual era o sabor do sorvete mais caro e delicioso de sua vida?
    Bjitos e obrigada pela viagem!

    Curtir

    • pammiksch 29 de março de 2014 / 10:48

      Donna, minha lindona!
      Sempre tão carinhosa comigo! *-*
      Se você puder vá mesmo pra Suécia!
      Você vai ter motivos ainda mais fortes pra se encantar com esse lugar! Tem uma magia no ar, sabe?
      Eu nao sei explicar!
      O sorvete era algo tipo iogurte com morango, mas foi muito caro mesmo!
      Caro demais e gostoso na mesma proporção e cada lambida era uma pontada no coração por causa do sabor e por lembrar de ter pago tanto por uma coisa tão pequena! hahahahaha
      Eu que te agradeço pelo carinho e por me acompanhar nessa viagem!
      Ainda teremos outras pra fazer juntas aqui e conto com a sua presença!
      Um beijo enooorme e um lindo fim de semana pra você!

      Curtir

  6. Cami 27 de março de 2014 / 23:07

    Melhor acontecimento do dia: ter conhecido seu blog! Hihi
    Pretendo fazer intercâmbio em breve, pro Canadá, mas adoro ver posts de lugares diversos, seja onde for. Vou adicionando na minha listinha de “para conhecer antes de morrer”. Acho legal também porque muitos lugares indicados não são aqueles pontos turísticos batidos sabe?
    Tenho muita vontade de conhecer a Suécia. Dentre os lugares que você mostrou, o que mais me deu vontade de conhecer foi Mjölby ❤ Muito lindo!

    Curtir

    • pammiksch 29 de março de 2014 / 10:57

      Melhor acontecimento do dia: ler um comentário lindo assim!
      Aliás linda é uma palavra que se aplica totalmente à você, moça!
      Visitei seu blog e já morri de amores por seu rostinhose os assuntos que você aborda por lá!
      Já me fisgou pelo post dos jpgos inesquecíveis! *-*
      Eu e Limão somos um tipo diferente de turistas, eu acho! Nós sempre procuramos conhecer realmente o lugar, ver como as pessoas vivem, conhecer claro os pontos famosos, não focamos só nisso, sabe?
      E Mjölby… ah… se eu pudesse teria ficado por lá, foi o meu favorito também!
      Espero que corra tudo bem e que logo você possa ir pro Canadá e também possa ir pra Suécia e aproveitar tudo que esse mundão tem pra nos oferecer!
      E eu vou estar acompanhando suas novidades lá no seu blog!
      Um beijo, lindona!

      Curtir

  7. Lua Virada 27 de março de 2014 / 23:54

    Lindo post, lindíssimas fotos! Eu sou apaixonada pela Suécia desde o fim da adolescência, quando descobri os filmes do Ingmar Bergman e comecei a me informar sobre o país… Tenho certeza de que visitarei um dia! ^^

    Abraço,
    Lidia.

    Curtir

    • pammiksch 29 de março de 2014 / 11:05

      Oi Lua linda!
      Antes de qualquer coisa brigada pela visita aqui no blog! Fico muito feliz!
      Vá à Suécia sim!!! Você vai se apaixonar ainda mais pelo país!
      O Bergman nasceu em Uppsala que fica perto de Estocolmo, é uma cidadezinha linda pelo o que já pude ver na internet e com certeza vou pra lá na próxima vez!

      Beijo grande e um lindo fim de semana

      Curtir

  8. Ana . 28 de março de 2014 / 2:16

    viajei contigo pelo post, nas terras de Lisbeth Salander, lugar lindo! bjo

    Curtir

    • pammiksch 29 de março de 2014 / 11:07

      Brigada, Ana!
      Ainda tenho outras viagens pra contar!
      Já reservei seu assento do meu lado, viu?
      Suécia é linda demais mesmo! Mal posso esperar pra voltar!
      Beijão e bom fim de semana

      Curtir

  9. Bah 28 de março de 2014 / 17:37

    Que delícia de passeio… mas vem cá… não tem como escrever como se fala cada lugar? Me parece um amontoado de consoantes kkkk

    Lindas fotos!

    Kisu!

    Curtir

    • pammiksch 29 de março de 2014 / 11:13

      Bah, eu até queria isso… mas pensei: e se eu escrever a pronúncia errado?!
      Hahahahahahah
      Aí desisti!
      Um beijao lindona e bom fim de semana!! XD

      Curtir

  10. Silvia Lira 31 de março de 2014 / 22:12

    As fotos ficaram lindas!!! Eu nunca fui a Suécia mas já fui à Noruega e à Finlândia e suas fotos me lembraram muito esses dois paises maravilhosos!!! A Suécia está na minha listinha de desejos já que lah moram os homens mais bonitos do planeta!!! 😀
    Vou te dar uma ideia Pamela. Quando for assim pode escrever muito mesmo, se não der tudo em um post divide!!! To adorando acompanhar suas aventuras!!! Küsse!

    Curtir

    • pammiksch 1 de abril de 2014 / 19:56

      Sugestao anotadíssima, Silvia! XD
      Brigada sua linda!!
      Beijos

      Curtir

  11. Ana 2 de abril de 2014 / 13:28

    Você e Ray zusammen = ♥
    Acho linda essa amizade de vcs, que vem de logas datas vencendo o tempo e a distância! Adorei ler o seu relato! Sonho também em conhecer a Suécia. Lá vai outra coincidência, o branquinho é fanático pelo país e até sabe falar um pouco da língua. Já visitou e pretende ir novamente, então esse sonho não está mto longe de ser realizado! E quando eu for quero conhecer tanto a Ray como a Teimosa!!! Ahhh isso eu faço questão!
    E nós hein, quando será nosso encontro explosivo?! hehehe
    Super beijo,
    Ana ♥

    Curtir

    • pammiksch 6 de abril de 2014 / 18:41

      Aninha, acho que nossos maridos e os Limões em geral têm paixão pela Suécia!
      Depois que fui pra lá entendo perfeitamente esse amor!
      Tenho certeza que além de passearem por lugares lindos, você ainda vão descobrir coisas maravilhosas em cada cidade que passarem!
      Eu morreria de amores em ver você, Ray e Vaninha juntas, isso sem contar que seria a coisa amis linda do mundo se pudéssemos nos reunir um dia!Todas nós! Já pensou que lindo?! *-*
      E nós amiga, eu vou ser sincera: só estou esperando seu casório passar pra gente poder combinar!
      Mas desse ano nao passa, hein! Quero muito e preciso conhecer essa amiga maravilhosa que Deus me deu através desse blog e que eu vou carregar a vida todo comigo com toda certeza!
      Um beijo enorme e brigada por estar sempre aqui comigo!

      Curtir

  12. Vânia 22 de abril de 2014 / 8:49

    Não acredito que só hoje é que estou vendo esse post. Você veio para cá no ano passado, que máximo! Tô doida para saber quando será sua próxima visita à terra dos vikings, hein? Será que dá para incluir um cafezinho com uma Teimosa? hahaha
    Quero te conhecer! 🙂

    Curtir

    • pammiksch 24 de abril de 2014 / 19:14

      Vaninha, pretendo ir ainda esse ano!
      Vamos ver se a grana vai ajudar, né? hahahaha
      No só terei um tempinho, como faço questão de te conhecer, amiga!
      Vai ser um momento mágico!
      Mal posso esperar!
      Puss! *-*

      Curtir

Fala que eu te escuto ( e respondo também)!

