Vinte e nove coisas que aprendi aos 29

Eu na minha festinha de 3 anos e os meus goró
Eu na minha festinha de 3 anos e os meus goró

Hoje é meu aniversário.

Escrevi esse texto de madrugada, porque como qualquer aniversariante eu fico ansiosa e reflexiva no ” meu dia”.

Acho que quando você atinge uma certa idade, quanto mais o tempo passa, mais você se pergunta qual é o seu papel nesse mundo e principalmente o que você está fazendo enquanto a sua vida tá passando, aliás voando.

Ainda me lembro como se fosse hoje do meu aniversário de quinze anos, que eu rebelde ( com causa, lógico) nao quis fazer festa de  debutante porque minha vó estava doente na época.

– Depois dos quinze, o tempo vai passar cada vez mais rápido! Você vai ver! – Ela disse

Mal sabia eu que seis meses após essas palavras ela iria me deixar.

Eu, que neguei a última comemoracão em família à ela, que adorava uma festa, aprendi já aos quinze a nunca perder a oportunidade de fazer algo com alguém que eu ame.

Muitas lições vieram depois dos quinze, dezesseis, dezessete que foram a Idade das Trevas na minha vida e assim por diante.

Mas tudo isso veio à tona agora, hoje, aos vinte e nove, num ano de tantas mudanças, superações e coisas novas na vida desta pequena pessoa .

Agora estou entrando no famosos Retorno de Saturno, que significa que há exatamente 29 anos atrás, Saturno começava a dar uma voltinha em torno do nosso planeta e que agora finalmente está completa.

Dizem que quando você chega a essa fase, você passa por um amadurecimento interior muito forte, onde você toma realmente consciência de que é um adulto e que você finalmente aprende os seus limites e a separar coisas e pessoas que te fazem ou não bem. Aprendemos a cultivar e manter apenas o que faz bem, o que acrescenta e o que de alguma forma vai nos trazer algum tipo de benefício ou bem-estar.

Não sei se é por isso mesmo ou mera coincidência, mas tenho que admitir que realmente me sinto assim ultimamente. De olhos e braços mais abertos para tudo de bom que a vida tem pra me oferecer e mais consciente de quem eu sou, de quem me cerca e das coisas que eu quero e pretendo fazer da minha vida.

<3

O que eu listei não são coisas que eu aprendi apenas recentemente.

São lições, tombos, lembretes de uma vida inteira, mas que aos vinte e nove me passaram pela cabeça enquanto eu simplesmente agradecia pela chance de poder enumerar tantas coisas em tão pouco tempo!

1. Educação e gentileza, sempre serão a chave para abrir qualquer caminho.

<3

2. Fique feliz com o que vê no espelho, mesmo que não seja o que você quer.

3. Animais respondem melhor aos donos quando seus nomes terminam com vogais ” A” ou ” I” . ( Por isso o Marvin nunca me obedeceu)

<3

4. Quando você resolver usar aparelho ortodôntico na vida adulta, seu tratamento será mais demorado e mais doloroso para te lembrar que você poderia ter feito na adolescência.

5. Gibis, desenhos e doces se tornam ainda mais divertidos e gostosos pra você com o passar dos anos.

6. Você não tem que beber e curtir noitada pra ser legal.

7. A probabilidade de você fazer alguma coisa incrível sem ninguém estar olhando, será igual ou maior do que você falhar miseravelmente ao tentar mostrar a mesma coisa pra alguém.

8. Você se sente extremamente velha quando seus primos ou amigos mais novos já têm filhos e você não.Mas também se sente orgulhosa por ver os mais novos sendo excelentes pais e mães.

<3

9. Não importa se a resposta é óbvia ou muito fácil. Sempre pergunte algo que você ainda não sabe ou entende.

10. Se você teve uma boa infância, mesmo que pobre, você sempre será um adulto mais feliz.

Eu e meu irmãozão
Eu e meu irmãozão

11. Esses sorrisos valem mais que qualquer coisa no mundo!

<3

12. Seus ídolos de infância ficarão irreconhecíveis com o passar dos anos.

<3

13. Mesmo que morra de vergonha, você ainda lembrará da coreografia. Ordinária!!!

14. Quando as crianças da sua época de criança crescem e  se tornam adultos maravilhosos, você vai se sentir honrado de ter participado de certa forma da evolução delas.

<3

15. Dizer não na hora e para pessoa certa é questão de sobrevivência. Por outro lado, tenha cuidado com gente que só diz sim ou concorda com tudo que você faz.

16. Você  nunca vai estar totalmente sozinha se tiver um livro pra ler.

<3

17. Você sempre vai ter medo do escuro! Desenvolva sua habilidade de acender e apagar as luzes de casa no caminho pro banheiro.

18. Realize seus sonhos, qualquer um deles, mesmo que digam que você já está velha pra isso!

<3

19. Não é por acaso que você se identifica tanto com ele.

<3

20. Abrir demais a porta do forno faz o bolo solar.

21. Lar é onde você estiver. Quem tem o coração em paz e amor pelas pessoas, longe ou perto, sempre estará em casa.

22. O tempo vai te mostrar que você não precisa de muita coisa pra ser feliz.

23. Eles sempre vão amar você acima de qualquer coisa.

Papa e Mama
Papa e Mama

24. As pessoas que exigem mais de você, são aquelas que mais acreditam no seu potencial. Preste mais atenção em quem parece “implicar” com algo que você faz, talvez seja apenas uma forma de te dizer que você pode mais.

25. Viajar é a forma mais inteligente de gastar seu dinheiro.

<3
Oieee Suécia!

26. Quando sua boca estiver ressecada demais, escove os lábios suavemente com a sua escova de dentes úmida e depois use um hidratante labial. Aleluia!

27. Você adora tudo que é bolinha, bichinho, bonequinho… e tem medo de ficar velha demais para usar essas coisas. Não tenha, idade não tem nada a ver com seus gostos ou preferências, seja você mesma, não importa quantos anos você tenha!

28. Você nunca mais foi a mesma pessoa depois que ele decidiu ir embora e nunca mais voltará a ser.

<3

29. Mesmo tendo enumerado essas coisas e sabendo que teria uma lista muito maior pra escrever, você sabe que a vida está só começando e ainda tem muita, muita coisa pra aprender. E mal pode esperar por isso!

Eu aos 29! *_*
Eu aos 29! *_*

Hoje eu tenho 29, mas sinto que tô apenas dando início a algo que eu venho ensaiando esse tempo todo: Viver!

E você que leu esse texto hoje, que me acompanha a vida toda ou que me conheceu a pouco tempo, obrigada por tudo que dividiu comigo até aqui!

Muitos beijos

Pam

25 comentários sobre “Vinte e nove coisas que aprendi aos 29

  1. Camila Oliveira 19 de dezembro de 2013 / 12:20

    A tua felicidade é a minha felicidade, e eu fico muito feliz de fazer parte da sua vida, de ter visto você largar tudo aqui no BR em prol do amor e ir pra Alemanha.. Meu coração dói e eu choro só de pensar que você estar longe e eu nem posso te dar um abraço, mas eu sei que você estar em paz e cheia de amor dividindo com o Limão.. Nos conhecemos há menos de um ano [euacho], mas parece que já são anos de convivência, e eu torço muito por você. Você é forte e intensa e se conseguiu se sair bem em tudo o que fez até agora é porque você pode muito mais, parabéns por hoje e pelos anos que com certeza virão ainda Pam ❤

    Curtir

    • pammiksch 22 de dezembro de 2013 / 0:31

      Cá, desculpa demorar pra responder, mas meu pc deu pau e eu passei dois dias tentando resolver!
      Agora tô aqui! Eeeeeeeeeeeeeeee
      Sim amiga, há menos de um ano nos conhecemos, mas também foi o bastante pra você se tornar essencial na minha vida!
      Toda alegria e luz que você me traz, não tem preço!
      Quero você pra sempre comigo! Você fica? Eu vou adorar!
      Um beijo bem grande da sua amiga tatuada que te adora demais!
      Pam

      Curtir

  2. Re Vitrola 19 de dezembro de 2013 / 13:58

    Paaaaam que texto lindo e maravilhoso! Amei tanto, tanto!
    Me sinto honrada por ter tido a oportunidade de ter te conhecido. Foi um marco na minha vida, pois é como se você estivesse surgido do outro lado dela, e saber que hoje em dia, já do outro lado da minha vida (rs) eu ainda posso ter a sua amizade, sem dúvida é algo muito especial e valioso para mim!
    Você é especial Pam, você tem um brilho só seu (mas que reflete em nós e nos passa sempre coisas boas!).
    Eu espero de coração que você seja feliz a ponto de poder fazer uma nova lista com muitos aprendizados e coisas boas daqui a 29 anos também! Tenho muito orgulho de você.

    Um beijo,
    Re.

    Curtir

    • pammiksch 22 de dezembro de 2013 / 0:39

      Re, eu é que agradeço muito à vida por ter encontrado alguém tão especial como você!
      Desde a primeira vez que a vi, quando fui comprar na sua lojinha improvisada lá na pizzaria, eu pensei: Gente, que menina legal!
      Depois o legal virou incrível, esforçada, forte, linda, admirável e muitos outros adjetivos que poderia enumerar por horas!
      Eu realmente entrei na sua vida num outro lado, numa outra fase, mas que agora me faz olhar pra você e ter cada vez mais orgulho, sabia? Muito mesmo!
      Das muitas coisas que temos em comum, eu destacaria a nossa capacidade de passar por dores terríveis sem nos deixar envenenar por negatividade e procurar sempre ver algo bom em tudo! E eu adoro perceber o quanto somos parecidas, porque você é um verdadeiro exemplo pra mim, de verdade!
      Mesmo um cadinho longe, saiba que no meu coração e na minha vida você tem um lugarzinho fixo e muito bem guardado!

      Ain, te adoro demais da conta, Vitrola!
      Beijos

      Curtir

  3. emily 19 de dezembro de 2013 / 14:25

    Adorei! Texto bacanérrimo e que faz a gente dar um sorrisinho de canto de boca a cada item legal! 🙂
    (Fiz 29 mês passado!!)

    E um suuuuper feliz niver pra ti! Que vc continue sorrindo! 😉

    Curtir

    • pammiksch 22 de dezembro de 2013 / 0:42

      Emily, então você também tá na casa dos 29?!
      Parabéns!!! Muitas felicidades!
      Fico muito feliz que você tenha gostado do texto, foi um pensamento tão urgente que tava martelando na minha cabeça, que eu tive que desabafar de alguma forma!
      Você também sentiu algo parecido, foi?
      Me conta!

      Muitos beijos, lindona!

      Curtir

    • pammiksch 22 de dezembro de 2013 / 0:44

      Awnnnnnnn, minha mãe no blog!
      Que linda!
      Chora não Mainha, só se for de alegria!
      Te amo muito, minha rainha!

      Curtir

  4. Ana 19 de dezembro de 2013 / 15:06

    Pam, que delícia de post! Ainda mais sabendo que hoje é seu aniversário! PARABÉNS!!!! Muitas, muitas felicidades pra você! Hoje é seu dia e eu espero que você o aproveite com toda intensidade! Te acompanho aqui já faz um tempinho e cada vez me apaixono mais pelo teu jeito simples de ser. Você é um menina iluminada e te conhecer em breve (sim, estou fazendo planos!!!) será um imenso prazer. Adorei sua lista e me vi descrita em muitas coisas. Dia 15 agora completei 31 anos!!! Olha só a coincidência, vc poucos dias depois. Talvez seja por isso que nos entendemos tão bem. Bom, que Deus te abençoe e mantenha sempre teu coração assim, tão lindo e simples! E permaneça sempre com esse sorriso! God put a smile upon your face! Lindoooo dia pra ti!
    Beijo no seu ❤
    Ana

    Curtir

    • pammiksch 22 de dezembro de 2013 / 0:50

      Aninha!! Muito obrigada, minha amiga! Feliz aniversário pra nós! ❤
      sabia que eu adoro dizer que você é minha amiga! Porque eu sinto um carinho tão grande por ti, eu ganhei um presente tão grande quando você encontrou o blog e começou a manter contato comigo!
      Me sinto abençoada por você aparecer na minha vida, de verdade!
      Mal posso esperar pra te conhecer, também já fico planejando e tenho certeza que vamos nos divertir muito!
      Ana, você é uma mulher que eu admiro demais, por sua beleza, sua delicadeza, o seu jeito doce transparece que muito no modo como você escreve, você é um anjo!
      Brigada por ter em encontrado, eu fico muito feliz com as cores que você trouxe pro meu mundo!
      Muitos beijos!

      Curtir

  5. Juliana Alves 19 de dezembro de 2013 / 15:24

    Porque somos choronas juntas e separadas e eu já nem tenho mais palavras para escrever rs
    Amora minha, amo você daqui a Terra Média ♥
    Feliz aniversário, de novo rs

    Curtir

    • pammiksch 22 de dezembro de 2013 / 0:53

      Choronas? Temos que inventar um novo adjetivo pro nosso chororô, Juhbex!
      Você sabe que você é meu amor maior do mundo, minha filhota, que me enche de orgulho!
      Nas nossas dores nos unimos e nos fortalecemos, Juhba!
      Eu nao conseguiria imaginar a minha evolução nessa vida sem você presente nela!
      Eu sei que sou mais velha, que eu te “educo”, que eu tomo conta de vocês, mas você me ensina mais coisas sobre a vida e sobre mim mesma do que você pode imaginar, sabia?

      Te amo muito!
      <2

      Curtir

  6. Lola Maria 19 de dezembro de 2013 / 16:50

    Pa,
    Ich wünsche dir alles Gute und einen wunderschöne Tag.
    Liebe Güsse
    Lola

    Curtir

    • pammiksch 22 de dezembro de 2013 / 0:55

      Eeeeeeeeeeeeeeeeeeee!
      Dankeschön, meine Liebe Lola!

      Desculpa a demora pra responder, viu?Meu pc tava de palahaçada!
      Muito obrigada por ser sempre tão carinhosa comigo!
      Muitos beijos

      Curtir

  7. zoovox 19 de dezembro de 2013 / 16:51

    Parabéns, Pamela, muitas felicidades e alegrias!!!!!!!!!!

    Curtir

  8. bebis.ray 19 de dezembro de 2013 / 19:07

    Que post mais sensacional, assim como quem escreveu!!! 🙂
    Feliz 29 e mais tantos outros lindos anos que virão!!!!!! Tenha um dia maravilhosoo!!!!
    Feliz aniversário, minha amora!! ❤

    Curtir

    • pammiksch 22 de dezembro de 2013 / 0:57

      Que venham outros 29 e que você esteja sempre do meu lado pra comemorar, amorinha!
      Sua presença na minha vida é essencial para que eu continue descobrindo coisas maravilhosas nesse mundo e podendo enumerar cada vez mais e mais coisas na minha listinha!
      Obrigada por tudo, tudo mesmo!
      Você faz minha vida mais feliz!
      Te aminho!
      Beijos

      Curtir

  9. Silvia Lira 19 de dezembro de 2013 / 19:56

    Parabéns!!! Tudo bom pra vc e muito sucesso em todas as suas escolhas! Beijuuuu!!!

    Curtir

  10. Juliana Diniz e Castro 20 de dezembro de 2013 / 0:41

    SIMPLESMENTE LINDA! Como vc consegue ser essa pessoa tão especial?!!! Beijos, feliz aniversário!

    Curtir

    • pammiksch 22 de dezembro de 2013 / 0:58

      Sou especial porque tenho pessoas muito especias na minha vida e você é uma delas!
      Já estou te esperando do lado de cá!
      Te adoro, Ju!
      Beijos

      Curtir

  11. Vânia 20 de dezembro de 2013 / 8:55

    Pam, que post mais lindo :).
    Parabéns (com um dia de atraso) e toda a felicidade do mundo pra ti. Que você continue sendo essa pessoa carismática, do bem e cheia de energia.
    Você é uma linda!
    Um grande beijo.

    Curtir

    • pammiksch 22 de dezembro de 2013 / 1:02

      Awnnnn, teimosa mais linda do mundo!
      Vânia, eu sempre fico feliz quando te vejo por aqui!
      Me sinto realmente feliz com as pessoas que conheci através do blog e você definitivamente é uma delas!
      Demorei um cadinho pra responder, porque meu pc deu pau, mas fiquei muito feliz que você tenha reservado um tempinho pra me deixar um recado pra mim! Muito obrigada!
      Você também é uma pessoa muito iluminada, do bem, com uma energia bacana e que me inspira muito com o seu modo de ver o mundo!
      Obrigada por você fazer parte da minha nova história!
      Muitos beijos

      Curtir

      • Vânia 23 de dezembro de 2013 / 10:27

        Agora sou eu que digo Awnnnn 🙂
        Ganhei o dia Panela hehe.
        Bjs.

        Curtir

  12. Ingrid Brandão 20 de dezembro de 2013 / 21:28

    Faltou:
    “Ohana quer dizer família e família quer dizer nunca abandonar ou esquecer”
    Ohana é nóix!<3

    Curtir

    • pammiksch 22 de dezembro de 2013 / 1:04

      Ohana é nóis e Ohana é pra sempre, amora!
      Sei que nunca estou só, porque onde eu vou, você vai comigo, dentro do meu coração!
      Te amo muito, chuchu!

      Curtir

Fala que eu te escuto ( e respondo também)!

